terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Oficina de Contação de História

Hoje ministramos uma oficina de contação de histórias na  Nave Mãe João Calmon no Parque Vista Alegre em Campinas. O grupo estava super animado e as meninas estão de parabéns pelo trabalho que já fazem e , pela participação de todas nas  atividades propostas.
Falamos da contação em breve relato, a importância de contar histórias, a adequação das histórias às faixas etárias, o zelo do livro e a fidelidade das histórias entre outros assuntos que foram abordados. Muitas histórias foram contadas inclusive pelas participantes (fotos abaixo). Teve exposição de materiais, músicas, gesticulações e muita alegria.


O Primeiro grupo apresentou a história dos Três Porquinhos, deram um show de criatividade, fazendo as casas usando o material humano.  Fantoches,  mini-palco,  narrador, também foram utilizados.
 

 

O Segundo grupo apresentou uma história, criada na hora,  que falava de uma bruxinha que se negava a ajudar uma menina perdida na mata; a bruxinha foi reprendida  pelo Saci que achou que ela deveria ajudar a menina, no final eles encontram a menina e tudo vira um grande lanche... ...que criatividade. Trabalharam direitinho valores que praticamente estão sendo esquecidos. Usaram fantoches de caixa de leite material confeccionado por uma delas em outro momento, e outros materiais disponíveis.

 



O terceiro grupo utilizou de recursos de áudio para representar o clássico "A Linda Rosa Juvenil", e a criatividade maior ficou nos acessórios que foram feitos de improviso, O Rei ficou hilário... e a bruxa em sua vassoura moderna de piaçava também.

 
 

O Quarto grupo também optou por criar uma história que se não me engano chamava Coragem, um pintainho e seus amigos foram para uma lagoa tomar banho mas chegando lá o pintainho ficou com medo de entrar na água, os amigos ajudaram com palavras de incentivo e no final ele acaba tendo coragem e se entregando ao prazer da brincadeira. Terminaram a história cantando e conclamando todos a cantar e coreografar o Pintinho Amarelinho, também foi um show.


Obs.: Como a história era curtinha pois se destinava  ao publico na faixa etária de um ano e meio a dois, nossa fotografa oficial só conseguiu tirar duas fotos da apresentação, o que não desmerece o trabalho do grupo.




Um comentário:

  1. Menino, que trabalho lindo que você faz, parabéns! Tenha certeza que seus esforços serão recompensados. Também estou me matando em um TCC e uma tese de doutorado onde critico a atual didática aplicada ao ensino de adultos. Diferente de você, criança não é meu forte. rsrsrs. Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado, critica ou sugestão...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...